Júlio Emílio Tentaterra_poeta eterno

12 mar

Fiquei sabendo que o poeta e jornalista Júlio Emílio Tentaterra foi passear no astral.

Conheci o Júlio no meio dos anos 90, em BH, pela poesia, na poesia. Seu amor pela poesia era tão grande, tão profundo, em um tempo em a poesia era marginal, que fez minha vontade/destino de ser poeta aumentar. No fundo, ele foi um dos caras que me disse: a gente não escolhe, é a poesia que nos escolhe.

Com o J.E.T fiz fanzines, shows, participei dos grupos Tripa de Mico Estrela e Panela de Expressão, sonhamos, criamos, choramos, inventamos e até em jornal trabalhamos juntos. O cara era também um grande jornalista. Dediquei a ele, entre outros companheiros de “luta pela poesia” meu primeiro livro “Turnê do Encantamento” (www.merije.com.br/livro).

Nesse momento em que lanço um novo trabalho, “Torpedos”, mesmo sem estar escrito no papel, o dedico com o maior carinho e respeito ao POETA J.E.T. Que ele continue semeando poesia e contaminando outros como nós. Descanse em paz amigo!!!! Sentirei muito sua falta, especialmente porque não o encontrei para lhe entregar e dedicar o livro pessoalmente.

Mas, apesar disso, continuarei acreditando na poesia, na força que nos transforma e nos eleva! Obrigado por me ensinar tanto! Lembro-me claramente de nós dois na Bienal de Poesia de Minas Gerais, e você declamando meu poema: “Como espectador da miséria dos músculos, meu combustível é o desejo. É o desejo, e assim desejo me anunciar…” Luz!

Poesia de Júlio Emílio Tentaterra
Casa

A casa
argolou
a vida
que ansiosa
anfitrionou
o nada
a nata
a gata
a borralheira.

A casa
acariciou
um copo de água
salgada.

Share

Tags: , , , , ,

Comentários (10)

  1. Poliana MOURA disse:

    TANTA SAUDADES DO SENHOR … FOI TÃO CEDO , MAS SUA POESIA FICOU EM NOSSOS CORACÕES!

  2. Thamires Moura disse:

    saudades do meu tio grande poeta!!!

  3. Jussara Landre disse:

    Julinho
    acabei de receber um jato gelado
    no rosto, músculos, omoplatas.
    Meu coração sumiu
    A folha em branco não se poetiza.
    Agora eu entendo o Sol Quebrado.
    Jussara

  4. Janet Sartoratto disse:

    Grande poeta, grande pessoa, meu grande amigo…..muito triste pela perda!!!

  5. Janet Sartoratto disse:

    Grande poeta, grande ser humano, meu grande amigo….muitas saudades!!!

  6. Poxa estava aqui Lembrando dos amigos Poetas, quando me deparei no pensamento julio Emilio tentaterra,pensei ele sumiu que saudade do amigo,entao fui buscar na internet seu paradeiro.E por inclivel que pareça a tristeza falou mais alto.Fiquei sabendo que ele partiu para outra dimensao..Mas amigo onde vc estiver lembre sempre do seu amigo Poeta Sergio Espindola.que saudade dos tempos que encontravamos e troca-vamos altas ideias poeticas,Nossa como doi saber dessa noticia.Mas fortalecendo o coraçao.Que Jesus abençoee vc onde vc estiver meu guerreiro poeta incentivador literario. Deixo aqui meus sentimentos a todos familiares e amigos desse eterno amigo tentaterra… Poeta Sergio Espindola. facebook.poeta sergio espindola

  7. Poxa esta aqui Lembrando dos amigos Poetas, quando me deparei no pensamento julio Emilio tentaterra,pensei ele sumiu que saudade do amigo,entao fui buscar na internet seu paradeiro.E por inclivel que pareça a tristeza falou mais alto.Fiquei sabendo que ele partiu para outra dimensao..Mas amigo onde vc estiver lembre sempre do seu amigo Poeta Sergio Espindola.que saudade dos tempos que encontravamos e troca-vamos altas ideias poeticas,Nossa como doi saber dessa noticia.Mas fortalecendo o coraçao.Que Jesus abençoee vc onde vc estiver meu guerreiro poeta incentivador literario. Deixo aqui meus sentimentos a todos familiares e amigos desse eterno amigo tentaterra… Poeta Sergio Espindola. facebook.poeta sergio espindola

  8. jeronyma disse:

    puxa vai fazer falta.

  9. Dime disse:

    doi
    nãoé a morte
    ea ausencia das pessoas
    e essa dor
    fica nas madrugadas.
    varando noites,discutindo poesia,
    fica nos paçcos,fica no dia-a-dia.
    mar com um x
    a resposta certa.
    julio emilio tentaterra onde estiver

  10. Lúcio Jr disse:

    Que tristeza! Abs!

Deixe seu comentário


seis + 4 =


Translate »