julho, 2024

Luz na Escuridão: Wagner Merije e o Grupo Galpão estudam José Saramago e o Ensaio sobre a Cegueira


20 jul

O fabuloso Grupo Galpão, uma das mais respeitadas companhias teatrais do Brasil, convidou o Doutor em Letras pela Universidade de Coimbra, Wagner Merije (também conhecido como Wagner Rodrigues Araújo), para ministrar uma aula especial, que foi intitulada Luz na Escuridão: Uma aula sobre José Saramago e o Ensaio sobre a Cegueira.

A aula foi realizada na sede do grupo, em Belo Horizonte, no dia 19 de julho de 2024, e teve como objetivo inspirar e apoiar os atores na preparação para uma nova montagem baseada na emblemática obra de José Saramago, Ensaio sobre a Cegueira.

Nesta aula, Wagner Merije compartilhou insights sobre a profunda mensagem da obra de Saramago, discutindo suas complexas reflexões sobre a condição humana, a ética e o poder. Para Saramago, o fenômeno da “cegueira” representa muito mais do que a perda da visão; ele simboliza a falta de empatia e compreensão, uma metáfora universal que, infelizmente, permanece atual. Em sua exposição, Merije abordou não só o conteúdo literário, mas também o impacto de Saramago na literatura mundial e as possíveis ressonâncias da obra no contexto teatral.

O Grupo Galpão e sua trajetória no teatro popular e contemporâneo

Fundado em 1982, o Grupo Galpão se destaca pela sua capacidade de unir o teatro popular e o erudito, sendo pioneiro em peças que mesclam a tradição do teatro de rua com abordagens contemporâneas e palcos formais. Com sede em Belo Horizonte, o grupo desenvolveu uma linguagem artística plural, que transita entre o universal e o regional brasileiro, e que busca um contato direto e impactante com o público. Ao longo dos anos, o Galpão já se apresentou de norte a sul do Brasil e em vários festivais internacionais na América Latina, América do Norte e Europa.

O Grupo Galpão é composto por 12 atores que colaboram com diretores renomados, entre eles Fernando Linares, Paulinho Polika, Gabriel Villela, Cacá Carvalho e Paulo José, entre outros. Estes encontros com diversas vozes e direções enriqueceram a trajetória do grupo, forjando um estilo único que permite o diálogo constante entre diferentes tradições e inovações do teatro.

A filosofia de criação do Grupo Galpão

Além de produzir espetáculos impactantes, o Galpão mantém uma prática de reflexão ética e cultural, explorando o papel do ator e do teatro dentro do universo social. Esta abordagem reflete-se na sua prática de um teatro de grupo colaborativo, que valoriza o aprendizado contínuo e a criação coletiva. O convite a Wagner Merije para uma aula sobre Saramago reforça esta filosofia, demonstrando o compromisso do grupo em explorar temas literários profundos e relevantes, traduzindo-os para a linguagem teatral.

Para saber mais sobre o Grupo Galpão e acompanhar as próximas produções, visite o website oficial: www.grupogalpao.com.br

Share

Conferência “O Princípio do Precipício e o que pode nos salvar: um diálogo com José Saramago e Ignácio de Loyola Brandão”


07 jul

Nesta apresentação, que integrou a programação do II Congresso Internacional de Estudos Saramaguianos – CIES, promovido pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB e o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA, o Doutor em Letras pela Universidade de Coimbra, Wagner Rodrigues Araújo, apresentou a conferência “O Princípio do Precipício e o que pode nos salvar: um diálogo com José Saramago e Ignácio de Loyola Brandão”, uma abordagem da obra de dois grandes pensadores de situações que envolvem a contemporaneidade, o mundo, as pessoas e a literatura: os escritores José Saramago e Ignácio de Loyola Brandão. Com uma visão crítica e uma perspectiva intertextual e interdiscursiva, Wagner buscou trazer novas reflexões sobre a maneira que esses autores atuaram para construir um mundo mais justo e solidário. O objetivo foi proporcionar uma melhor compreensão acerca do papel da literatura como ponte entre o ficcional e o real.

Dia e horário 

19 julho de 2024 – 10:00 (Horário de Brasília) – Online

Organização
Congresso Internacional de Estudos Saramaguianos – CIES
Grupo de Pesquisa em Literatura, Gênero e Psicanálise – LIGEPSI
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA
Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Conferencista
Wagner Rodrigues Araújo (também conhecido como Wagner Merije) é Doutor em Letras pela Universidade de Coimbra (Portugal). Atua na área de Humanidades, com ênfase nos Estudos Literários, Culturais e Interartísticos. Também é jornalista, educador, escritor, editor e gestor cultural. É autor de Sol do novo mundo – Fatos e curiosidades sobre a Independência do Brasil e outras guerras e revoluções que impactaram o mundo (2022), Conhece-te a ti mesmo – Pensamentos e práticas à procura de novas primaveras (2021), Astros e Estrelas – Memórias de um jovem jornalista em Londres (2017), Mobimento – Educação e Comunicação Mobile (2012) – finalista do Prêmio Jabuti 2013 na categoria Educação, dentre outros, além de artigos sobre suas áreas de atuação. Editou obras de Fernando Pessoa, Camões, Padre António Vieira, Antero de Quental, Florbela Espanca, Camilo Castelo Branco, Mário de Sá-Carneiro, Camilo Pessanha, Pêro Vaz de Caminha, Alexandre Herculano, Guerra Junqueiro, dentre outras. www.merije.com.br

Share

Translate »