julho, 2012

Mago da Cozinha – brigadeiro


31 jul

O Mago da Cozinha Felipe Bronze continua a reinventar receitas.
Neste domingo ele prepara um brigadeiro diferente.

E no final do quadro, na hora de provar e aprovar a comida, sempre toca a minha música “Mil Maravilhas”. Ouça aqui e compare

Share

Mobimento – Educação e Comunicação Mobile


22 jul


“MOBIMENTO” ABORDA FENÔMENO MOBILE

“Mobimento – Educação e Comunicação Mobile”, de Wagner Merije, aborda o fenômeno “Mobile”, contando a história do celular no Brasil e no mundo, sua aplicação na educação e na cultura e a trajetória do MVMob – projeto idealizado e desenvolvido pelo autor que promove produção de conteúdos audiovisuais com celulares nas escolas. A publicação é voltada a educadores, estudantes e interessados no universo mobile, tecnológico e de comunicação

Em pouco mais de 20 anos no Brasil, o celular mudou e continua mudando o dia-a-dia do brasileiro. Hoje o Brasil tem mais telefones celulares do que habitantes e já somos o quinto país do mundo com maior número de celulares e acessos móveis. A União Internacional de Telecomunicações considera que o celular é a tecnologia mais rapidamente adotada de toda história, em todo o mundo.

O livro explica o que está por trás desse fenômeno, já que considera a mobilidade um caminho sem volta. Apresenta reflexões para a comunicação e a educação. Trata de mobilidade, construção interativa de conhecimento e a apropriação dos aparelhos celulares como ferramentas pedagógicas. Os temas específicos abordados incluem Convergência e Mobilidade, Cultura Mobile no Brasil e no Mundo, Educação Móvel, O papel do Educador na Era Digital, Minha Vida Mobile – MVMob, Cidadania Mobile: Sustentabilidade, Saúde, Meio Ambiente e Ética.

“A intenção é sensibilizar para as possibilidades educativas que o celular pode trazer”, explica Wagner Merije, que não acredita em proibições a celulares feitas por muitas instituições de ensino e propõe aliar a tecnologia à educação como forma de agregar qualidade aos conteúdos desenvolvidos na escola.

Um dos capítulos do livro apresenta um pouco do projeto Minha Vida Mobile – MVMOB –, que vem sendo desenvolvido desde 2005. Compartilhar as experiências adquiridas com a integração do celular à educação, vivenciadas no projeto, fornece aos educadores e interessados no assunto um importante material de aplicações concretas que levam os estudantes a desenvolverem, de maneira prazerosa e envolvente, habilidades essenciais como interpretação, síntese, criticidade, organização, autonomia, criatividade, entre outras.

Neste livro você vai encontrar tudo aquilo que sempre quis perguntar sobre o telefone celular (ou mobilephone, telefone móvel, telemóvel) e nunca teve coragem de perguntar. Dezenas de ideias são apresentadas para potencializar o seu celular e aprender coisas novas. É dirigido a educadores, estudantes, interessados no universo mobile, apaixonados por tecnologia e comunicação, em especial para quem tem o celular como um amigo e companheiro. Mas lembrando de Paulo Freire, a ferramenta está a serviço da humanização, não o contrário.

A obra foi um dos destaques da Editora Peirópolis durante a 22ª Bienal Internacional do Livro, que ocorreu de 9 a 19 de agosto de 2012 no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
No ano seguinte foi finalista do Prêmio Jabuti 2013, na categoria “Educação”, e entre outros voos, pode ser consultada em bibliotecas de várias partes do Brasil e de outros países, inclusive na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

Sobre o autor
Wagner Merije é escritor, jornalista, doutorando na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra/Portugal. Atua como comunicador, gestor cultural, arte-educador e realizador audiovisual. Tem cursos de formação e especialização no Brasil e na Inglaterra. Desenvolve projetos interativos e multimídia desde 1997. Foi um dos primeiros gestores de conteúdo mobile do Brasil e de lá para cá tem os smartphones como grande aliados. Idealizou e faz a gestão do projeto cultural e educativo Minha Vida Mobile – MVMob (www.mvmob.com.br). Escreve para adultos, jovens e crianças e publicou diversos livros, incluindo O Cotovelo Kovid (2020), Psyche & Hamlet vão para Hodiohill (2019), Astros e Estrelas – Memórias de um jovem jornalista em Londres (2017), Cidade em transe (2015), Viagem a Minas Gerais (2012),  Mobimento – Educação e Comunicação Mobile (2012) – finalista do Prêmio Jabuti 2013 na categoria Educação, Torpedos (2011), Turnê do Encantamento (2009), dentre outros. Organizou e editou dezenas de livros, entre os quais estão obras de Fernando Pessoa, Luís Vaz de Camões, Florbela Espanca, Mário Sá-Carneiro, Camilo Pessanha, João José Cochofel, e títulos como Propostas Novas para Novos Mundos, Coimbra em palavras, Coimbra em imagens, São Paulo em palavras, São Paulo em imagens, Pelas periferias do Brasil: vol. VI, dentre outros.

 

FICHA TÉCNICA

Título: Mobimento – Educação e Comunicação Mobile
Autor: Wagner Merije
Editora: Peirópolis
Formato: 16 x 23 cm
Nº de páginas: 128
ISBN: 978-85-7596-262-6
Preço: 35,00

Informações para a imprensa, encomendas, entrevistas com o autor:
faleaquarela@gmail.com
www.aquarelabrasileira.com.br

SAIBA MAIS:

Mobimento na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos

Mobimento na GloboNews – Navegador

Mobimento no Instituto Paulo Freire

www.mvmob.com.br/noticias#!mobimento-educacao-e-comunicacao-mobile

www.mvmob.com.br

Share

FotoSensorial


22 jul
Share

Geração Bit


22 jul

Durante 3 meses (julho a setembro 2012) coordenarei em Salvador, Bahia, a oficina “Documentários Musicais Mobile”, que é um laboratório para estudantes se apropriarem das técnicas de produção de audiovisual para produzir conteúdo utilizando aparelhos celulares e os promoverem com o apoio das novas mídias. Esta oficina tem como eixo o uso de tecnologias móveis, buscando promover a convergência da cultura com a tecnologia e a educação, integrando o conceito de mobilidade à transmissão de conhecimentos e incentivando a produção de audiovisual no ambiente escolar.
As equipes deste núcleo serão formadas por alunos de ONGs e instituições de ensino parceiras, garantindo o compromisso social do Geração Bit.

Saiba mais

Share

Suprasensorial Live_Record News_TV Record_R7


22 jul
Foto: Roberta Scatolini

Foto: Roberta Scatolini

Suprasensorial Live

Merije interpreta duas de suas músicas e conversa com o jornalista Heródoto Bárbero – Record News, Jornal da Record e R7.

Merije plays live on Brazilian TV – Record News.

Noite linda, oportunidade muito especial!
Beatiful night, great gig!

Salve Santa Cecília, padroeira da música!

Aprecie sem moderação!
Vibe Positiva!
Boas Ideias!
Conhecimento!
Arte!
Cultura!
Educação!
Transformação!
Encontros!
Poesia!
Vida!

Partilhe!
Deixe seu comentário!

Grato!!! Thanks!!!

Share

Na Mídia… Hype


22 jul

Re-percussão na mídia do trabalho…
MediaHype…

O Tempo

Mistura Urbana

Share

A arte suprasensorial de Wagner Merije no “Programa Agenda”, na Rede Minas


13 jul

Reportagem sobre as criações suprasensoriais de Wagner Merije (literatura, música, vídeo, multimídia) no Programa “Agenda”, da Rede Minas de Televisão (04/06/2012)

Share

Suprasensorial em Barcelona


01 jul

Imagens do Festival Visual Brasil, Barcelona, Espanha (29 e 30/06/2012)
Pictures of “suprasensorial” at Visual Brasil Festival, Barcelona, Spain
Fotos: Bia Ferrer, VJ Vigas
VJ: Mary Hills


Share

Translate »