Conferência “O Princípio do Precipício e o que pode nos salvar: um diálogo com José Saramago e Ignácio de Loyola Brandão”

07 jul

Nesta apresentação, que integrou a programação do II Congresso Internacional de Estudos Saramaguianos – CIES, promovido pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB e o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA, o Doutor em Letras pela Universidade de Coimbra, Wagner Rodrigues Araújo, apresentou a conferência “O Princípio do Precipício e o que pode nos salvar: um diálogo com José Saramago e Ignácio de Loyola Brandão”, uma abordagem da obra de dois grandes pensadores de situações que envolvem a contemporaneidade, o mundo, as pessoas e a literatura: os escritores José Saramago e Ignácio de Loyola Brandão. Com uma visão crítica e uma perspectiva intertextual e interdiscursiva, Wagner buscou trazer novas reflexões sobre a maneira que esses autores atuaram para construir um mundo mais justo e solidário. O objetivo foi proporcionar uma melhor compreensão acerca do papel da literatura como ponte entre o ficcional e o real.

Dia e horário 

19 julho de 2024 – 10:00 (Horário de Brasília) – Online

Organização
Congresso Internacional de Estudos Saramaguianos – CIES
Grupo de Pesquisa em Literatura, Gênero e Psicanálise – LIGEPSI
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA
Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Conferencista
Wagner Rodrigues Araújo (também conhecido como Wagner Merije) é Doutor em Letras pela Universidade de Coimbra (Portugal). Atua na área de Humanidades, com ênfase nos Estudos Literários, Culturais e Interartísticos. Também é jornalista, educador, escritor, editor e gestor cultural. É autor de Sol do novo mundo – Fatos e curiosidades sobre a Independência do Brasil e outras guerras e revoluções que impactaram o mundo (2022), Conhece-te a ti mesmo – Pensamentos e práticas à procura de novas primaveras (2021), Astros e Estrelas – Memórias de um jovem jornalista em Londres (2017), Mobimento – Educação e Comunicação Mobile (2012) – finalista do Prêmio Jabuti 2013 na categoria Educação, dentre outros, além de artigos sobre suas áreas de atuação. Editou obras de Fernando Pessoa, Camões, Padre António Vieira, Antero de Quental, Florbela Espanca, Camilo Castelo Branco, Mário de Sá-Carneiro, Camilo Pessanha, Pêro Vaz de Caminha, Alexandre Herculano, Guerra Junqueiro, dentre outras. www.merije.com.br

Share


Translate »